O que é o seguro de incêndio e o que cobre?
O que é o seguro multirriscos habitação?
Seguro multirriscos habitação: o que cobre?
- Edifício. São as paredes e as áreas comuns da propriedade. Neste caso, o seguro vai pagar uma indemnização para reconstruir ou reparar o edifício danificado
- Recheio. É tudo o que está dentro da propriedade, incluindo móveis, quadros, roupa e eletrodomésticos, por exemplo. Neste caso, o seguro paga o valor da substituição do bem em novo.
Coberturas para a casa
- Incêndio – É o seguro base e obrigatório
- Fenómenos da natureza – Garante o pagamento dos danos causados por tempestades e o choque de objetos projetados pela ação da chuva, neve ou granizo. Também cobre prejuízos de inundações e assegura uma indemnização pelos danos provocados por aluimentos de terras
- Fenómenos sísmicos – Esta cobertura protege por prejuízos causados por terramotos, maremotos ou erupções. Portugal está numa zona sísmica e, por isso, pode ser uma proteção relevante
- Danos causados por água – Repara os danos causados por avarias na canalização ou sistemas de esgotos
- Furto ou roubo – Garante uma indemnização pelos danos causados aos bens seguros, por furto ou roubo, mesmo que este não tenha sido consumado. Se o cliente permitir a entrada de alguém da sua confiança (como um empregado doméstico ou um familiar) e se for este a praticar o furto ou roubo, esta cobertura está excluída
- Riscos elétricos – Assegura a reparação de danos em equipamentos e instalações elétricas, decorrentes de variações de tensão como curto-circuitos.
Coberturas adicionais
- Privação de uso – Paga despesas de transporte, guarda de bens e estadia do segurado e família enquanto a casa estiver inabitável
- Despesas de substituição de chaves e fechaduras – Após ocorrer um furto ou roubo
- Responsabilidade civil familiar – Cobre danos e lesões corporais ou materiais causados a terceiros pelo tomador, o seu agregado familiar, empregados domésticos ou animais domésticos (com exclusão de cães perigosos ou potencialmente perigosos)
- Assistência ao lar – Inclui serviços de reparação, manutenção e bricolage de forma gratuita ou com preços mais vantajosos.
O que determina o preço do seguro multirriscos habitação?
- O nível de proteção
- A franquia escolhida
- O fracionamento do prémio anual
- A localização
- A construção do imóvel
- Os equipamentos que protegem
Como comparar diferentes seguros multirriscos habitação?
Ao escolher a melhor opção entre os diversos seguros multirriscos habitação existentes no mercado deve ter em atenção cinco detalhes.
1. Escolha as coberturas mais adequadas
Cada casa (e cada caso) é diferente. Se vive em Lisboa ou no Algarve, zonas com risco sísmico acentuado, talvez valha a pena incluir esta cobertura no seu seguro. Se possui bens de valor especial, como um quadro, assegure-se que o seu recheio está protegido contra o furto ou roubo.
2. Defina o capital seguro
– Objetos de valor
3. Peça várias simulações
4. Negoceie os valores do prémio, capitais e as coberturas
5. Escolha de acordo com a sua carteira e as coberturas desejadas
O melhor seguro multirriscos habitação é aquele que for mais adequado para si e para a sua carteira. Avalie bem aquilo de que precisa e corte no que for supérfluo. No entanto, não abdique de ter uma proteção robusta. Além do seguro de incêndio obrigatório, as coberturas adicionais de um seguro multirriscos habitação oferecem uma proteção que protege o seu futuro e o da sua família, bem como os seus bens.
Caso ainda tenha duvidas, entre em contacto com a nossa equipa que o iremos esclarecer em todas as suas duvidas e questões.