O aumento das taxas de juros tornou-se uma realidade nos últimos meses. Sabe o que está acontecer? O aumento das taxas de juro está a afetar a sua vida? O Banco de Portugal (BdP), expõe em 5 pontos o que está a causar o aumento das taxas de juro:
Condições de empréstimo mais rígidas: O aumento das taxas de juros afeta a vida de muitas pessoas. A maioria dos pagamentos de empréstimos aumentou, tornando os empréstimos mais caros e difíceis;
Mudanças no rumo da política monetária: As taxas de juro praticadas em Portugal basearam-se nas fixadas pelo Banco Central Europeu (BCE). As taxas de juros do BCE subiram acentuadamente depois de estarem muito baixas por bastantes anos.
Meta de inflação = 2%: O BCE decidiu aumentar as taxas de juros para conter a inflação na zona do euro. O objetivo é limitar a maior parte da inflação a 2% no médio prazo.
A inflação alta age como um imposto regressivo: Quando a inflação sobe, o valor do dinheiro diminui. Cada vez menos bens e serviços podem ser adquiridos pelo mesmo valor em euros. Isso é ainda mais grave para aqueles com baixos salários.
Uma inflação alta e imprevisível tem custos económicos e sociais: A inflação alta dificulta o planeamento e a tomada de decisões. Isso impacta negativamente a economia, a criação de empregos e o bem-estar de todos. É por isso que o BCE está emprenhado em conter a inflação. Segundo o BdP, as taxas de juro são “a ferramenta mais importante do BCE para manter a inflação baixa e estável”.
Sabem porque é que as taxas de juro estão a subir?
- Maio 23, 2023
- 11:40
Facebook
LinkedIn
Marta andrade
Especialista em créditos